CATEQUESE

A Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral católica que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã.

A catequese ajuda a pessoa a ser inteiramente impregnada pelo mistério de Cristo, à luz da Palavra. Ela, no conjunto da evangelização, corresponde ao período em que o cristão, depois de ter aceitado pela fé a pessoa de Jesus Cristo, como único Senhor, e após lhe ter dado uma adesão global, por uma sincera conversão do coração, se esforça por 250 melhor conhecer o mesmo Jesus Cristo, ao qual se entregou; conhecer a sua mensagem evangélica e os caminhos que Ele traçou para aqueles que o querem seguir. Para que esse processo catequético aconteça, é preciso procurar inspirar-se no catecumenato dos primeiros séculos, com suas etapas, ricas de convivência, oração, celebrações, diálogo, estudo, exigências de mudança de vida.

Leia o documento na íntegra:

cnbb_catequese

FONTE: http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147-84-diretorio-nacional-de-catequese&Itemid=251