apostolado

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O que é o Apostolado da Oração ?

No livro dos estatutos do Apostolado da Oração, encontramos esta definição: “O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

Em resumo,
• Propõe um caminho rumo à santidade
• A partir do oferecimento diário
• Que transforma nossa vida
• E nos coloca em comunhão universal de preces
• Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações,
• E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
• Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia,
• E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação,
• Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

Ser um membro do Apostolado da oração e desejar viver esta espiritualidade. A prática básica é o nosso oferecimento diário ao Pai, nas intenções do Santo Padre, e a colaboração na Missão de Cristo.

Por que usar a fita?

A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do Apostolado da Oração e nele está gravado Venha a nós o Vosso Reino, para lembra-nos a todo instante que estamos buscando esse reino. Usamos a fita não como enfeite mas como sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim. Devemos honrar nossa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele.

HISTÓRIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do Apostolado da Oração. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.

A sede da associação está em Roma e o superior geral dos jesuítas é também o superior geral do Apostolado da Oração. Ele os dirige por intermédio de um delegado e um secretário-geral.

A ideia central, da qual nasceu o Apostolado da Oração, é esta: todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação oferecida com Cristo, em Cristo, para a Glória de Deus e a salvação do próximo.

O Apostolado da Oração no Brasil

O AO começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do Apostolado da Oração no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888 havia cerca de trezentos centros de Apostolado da Oração pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão do Apostolado da Oração houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o Apostolado da Oração continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.

Trechos extraídos do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2014, 3ª edição

O Apostolado da Oração na nossa Paróquia

O Grupo se reuni as xxxxxx para os momentos de oração.

FONTE: http://www.apostoladodaoracao.com.br/o-que-e.asp

HISTÓRIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA COMUNIDADE SÃO MIGUEL ARCANJO

Aos dias 6 de Maio de 2007, foi realizada a reunião do Apostolado de Oração na Comunidade São Miguel Arcanjo, após a oração dominical. O grupo contou com a presença de várias pessoas da comunidade e duas que vieram da localidade de Venda Nova do Imigrante, com o objetivo de organizar a estrutura do Apostolado da Oração. Nesta reunião, foram definidos os representantes para os seguintes cargos:

Presidente: Maria das Graças Celestino Armeloni

Vice-presidente: Verônica Machado

Zeladores: José Edézio Peterle e Neuza Peterle Toreta

Tesouraria: Maria Ozilia Christo de Araújo

Vice-secretária: Rosilene de Fátima Bérgamo

Definidos os cargos, oram distribuídos folhetos e marcada a próxima reunião para a primeira sexta-feira do mês de junho daquele ano. Nesta reunião foi falado sobre a função de cada membro do Apostolado, sendo o principal o amor a Deus e aos nossos irmãos e também sobre o uso da fita.

FONTE: Membro do Apostolado da Oração, Idenei L. Puppim. (06/05/2007)

Documento original:

ata_apostolado_oracao