COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO

FAZENDA PUPIM – MARECHAL FLORIANO/ES

Nesta localidade havia a fazenda do senhor Aurélio Puppin onde uma numerosa quantidade de famílias que prestavam serviço. E foram essas famílias juntamente com outras residentes na região que perceberam a necessidade da formação de uma comunidade católica no local. Entre os anos de 1987 e 1988, por intermédio do senhor Geraldo Corte, deu-se inicio aos primeiros círculos bíblicos e as aulas de catequese. A primeira catequista, Madalena Isabel Del Puppo, juntamente com coordenadora da catequese, a senhora Ogênia Del Puppo Gomes prepararam quatro catequizandos para a primeira eucaristia que foi realizada na comunidade vizinha Nossa Senhora da Glória. E assim, foram dados os primeiros passos na história de fé dessa comunidade.

Durante um tempo àquelas pessoas se reuniam na escola local, onde aconteciam celebrações da palavra, batizados e primeira eucaristia, pois ainda não tinham um templo religioso.

A escolha do padroeiro foi um fato importante para que a comunidade criasse sua identidade. A sugestão do santo padroeiro foi dada pela sra. Nair Borgo Del Puppo, pois a época era próxima (18/01/1989) às comemorações de São Sebastião (20/01/1989). Logo depois a imagem foi doada pela sra. Elza Evald Mendes.

A primeira missa foi celebrada em 24/05/1989 sendo o celebrante o padre Valdir…SVD. Na época a nova comunidade pertencia à paróquia de Santa Isabel – Domingos Martins.

Na ocasião desta Missa, os vasos litúrgicos utilizados vieram emprestados da comunidade Nossa Senhora da Glória e foi a partir daí percebeu-se a necessidade da construção de uma igreja – templo.

E foi à sombra de um pé de árvore que aconteceu a primeira reunião para decidir o local da construção da Igreja. Nesta reunião estiveram presentes as seguintes pessoas os senhores Aurélio Puppin, Geraldo Corte, Miguel De Souza, Mário Huber e as senhoras Nair Borgo Del Puppo, Madalena Isabel Del Puppo e Elza Evald Mendes.

No ano de 1989 foi eleita a primeira coordenadora Marcia Del Puppo e o tesoureiro Mário José Huber. Em fevereiro de 1990 realizou-se a primeira festa.

No ano de 1994, no período de coordenação da senhora Valdiceia de Freitas dos Santos deu-se inicio a construção da igreja. Houve ajuda de todas as famílias do setor, do padre Ezequiel da paróquia de Santa Isabel e também alguns colaboradores individuais.

Passado algum tempo foi construída a cantina e as salas de catequese e mais tarde, o salão comunitário.

Na comunidade as celebrações são realizadas aos domingos às 10 horas da manhã, sendo que no terceiro sábado de cada mês as celebrações são realizadas à noite com o projeto de um filme que se chama “Cinema na Comunidade” e tem a participação de todos os membros.

FONTE: Comunidade São Sebastião.