COMUNIDADE SÃO MIGUEL ARCANJO

ARAGUAIA – MARECHAL FLORIANO/ES

foto1 foto2 foto3

Localizada numa das mais belas paisagens serranas, rodeada de imagens que a natureza possa nos oferecer, de clima favorável, fauna e flora ainda preservadas, situada no Distrito de Araguaia, do Município de Marechal Floriano – ES, está localizada a Igreja Católica de São Miguel Arcanjo.Tradição, força, raça e fé,  Araguaia é fruto da colonização italiana.

Com a esperança motivadora, imigrantes italianos chegaram a nossa região pelo rio Benevente, Alfredo Chaves. Trazendo junto com suas bagagens e esperanças, a fé católica, o respeito e a vontade de anunciar o reino de Deus. Os imigrantes Subindo as íngremes montanhas, superando as dificuldades próprias de uma região ainda não desbravada instalaram-se na região de Santo Antônio.

Igreja de Santo Antônio

Em consequência da colonização, a vila de Araguaia foi criada no ano de 1976. Tornou-se povoação em 21 de dezembro de 1900 e Vila em 11 de novembro de 1938. Com característica de cidadezinha do interior, é possível ver e ouvir o trem que atravessa o Distrito, trazendo ainda mais beleza e encanto a essa paisagem.

Os anos foram passando e a fé católica crescendo. Foi construída uma igreja de madeira que foi acidentalmente queimada em ocasião de uma limpeza na vila pela “conserva do Estado”, que depositou o lixo próximo a igreja e ao queimá-lo, o fogo propagou-se para a igreja queimando-a totalmente, outra versão é que fagulhas da “Maria- Fumaça”, trem de ferro, caiu na palha seca dos arredores queimando a igrejinha.

Queimada a igrejinha de madeira, formou-se uma comissão para a construção da nova igreja. Os senhores, Paulo Lorenzoni,José Celanti, Domênico Canal, José Bravim Canela, Gabriel Bravim, Ezequiel Ronchi, Giovani Risso, Santo Puppin, Antônio Lorenzoni, Angelo Del Pupo, João Lorenzoni, Osvaldo Bravin, Domênico Batistela, Pedro Pagoti, Jacinto Celante, Giusepe Caceluti, entre outros, participaram dessa comissão.

A terra onde foi construído o novo templo religioso e os arredores, inclusive a praça da igreja, pertencia a um senhor chamado André ou Andrea Fioravanti Lorenzoni. Não existe documentação que comprove a data exata dessa construção. Porém, nesse período, o Bispo Fernando Monteiro irmão do governador do estado da época, Jerônimo Monteiro (1908 a 1912), conseguiu uma doação de vinte dois contos de réis do governo para investir na construção da capela de São Miguel, conclui-se então que foi entre esse período. A data precisa da doação não se conhece, mas como o benfeitor Andrea Fioravanti faleceu em 1910, foi demarcada essa data como conclusão da construção da Igreja em honra a São Miguel, São Rafael e São Gabriel, no centro do Distrito de Araguaia.

Igreja antiga (derrubada para construção do templo atual)

A história é construída pela passagem das pessoas em nossa vida. E no decorrer dessa bonita história de fé da nossa comunidade foi sendo orientada por sacerdotes da paróquia de Alfredo Chaves, os padres da congregação do Verbo Divino das Paróquias de Santa Isabel, Paróquia de Sant’Ana e atualmente como igreja matriz Paróquia São Miguel Arcanjo. Além da orientação de um vocacionado pelo Sacramento da Ordem, pessoas leigas, dedicaram seu tempo e seu trabalho, coordenando essa igreja. Entre eles, os Fabriqueiros, Presidentes e Coordenadores (nomes dado aqueles que administravam financeiramente ou pastoralmente a igreja).

O tempo foi passando e a necessidade de uma nova igreja surgiu. Em 15 de março de 2003, o Conselho da Comunidade decidiu construir uma nova igreja, aprovado também em plebiscito pela maioria da comunidade. O pároco da época, Pe. João Kout e o Bispo D. Silvestre colaboraram nessa nova missão. A falta de recursos financeiros em caixa e vários outros agravantes não facilitaram o andamento da obra.

Por volta de 2010 finalizou-se a obra a atual igreja. E aos 14 dias do mês de dezembro de 2014, foi instalada a Paróquia de São Miguel Arcanjo, e assim nossa comunidade passa a ser igreja matriz, tendo como pároco o Pe. Josemar Rubens Stein.

Patrimônio cultural  de Araguaia:

foto7-copia

Grupo de dança típica italiana Piccoli Granelli

Grupo de dança típica italiana Granelli dei Monti

foto8-copia

Coral Piu Bello

Artesanato em madeira

Antiga bomba de combustível

foto9-copia

Centro Cultura – museu

foto10-copia

Estação ferroviária

Casa Rosa (patrimônio histórico)

FONTE: Comunidade São Miguel Arcanjo.