COMUNIDADE SÃO MARTINHO –

SÃO MARTINHO – ALFREDO CHAVES/ES

foto2O homem não vive isolado. A necessidade de compartilhar os problemas, as dificuldades, as alegrias, faz com que o ser humano forme grupos. A esses grupos damos o nome de comunidade. Por volta de 1880 muitos italianos vieram rumo ao Brasil, alguns mais propriamente para o Espírito Santo, iludidos por uma vida melhor. Partiram da Itália sem rumo certo, sem ter noção de quando e como iriam chegar. Dos milhares de imigrantes que vieram para o Espírito Santo, a maioria desembarcou em Vitória, alguns se instalaram na hospedaria da Pedra D’agua e dali seguiram para Benevente, subiam o Rio Benevente indo até Alfredo Chaves. Chegando em Alfredo Chaves, ficavam em hospedarias onde para muitos foi doloroso pois passavam muita fome e frio. De lá tomaram rumos diferentes levando apenas roupas, panelas, ferramentas, etc.

Naquela época não havia estrada, então os homens abriam picadas pelas matas com facão e foice, as mulheres seguiam atrás com crianças e o que podiam carregar. Algumas famílias subiram pelo Cafundó e margearam o Rio Iriritimirim. Junto com estas famílias havia um banner com a imagem de São Martinho santo padroeiro do lugar onde viera sitiado na Itália. Banner este que deu nome a nossa comunidade.

As primeiras famílias que ocuparam nossa pequena comunidade foram: De Nard, Belliana, DelPupo, Pecim, Zambon, Modo
lo, Bel  trame, Bagliana, Coma relha, Pinon, Colodetti, Fuzao, Demont.. muitas famílias já não residem mais por aqui.

Assim começa a nossa pequena e pacata comunidade. Num pequeno lote doado pela família Bel trame foi construída por João Bel Trame e José Bernardo a nossa primeira igreja que por ventura era de madeira. Mais tarde a igreja foi substituída por uma construção mais sólida de cimento e o banner foi substituído por uma imagem comprada no Rio de Janeiro; a mesma permanece n mesmo lugar, porém passou por algumas restaurações tanto a igreja quanto a imagem.

Hoje nossa comunidade é formada por grupos de famílias bem distintos: Zambon, Modolo, Pinon, Fuzato, Demont e Roveda; todos basicamente agricultores onde predomina o cultivo de café e banana. Todos nós temos um convívio muito amigável por sermos da comunidade muito pequena. Temos um número aproximado de 70 famílias e destas 60 são dizimistas. Alguns jovens e mulheres da mesma família pagam também seu dízimo pois tem consciência da importância de sua doação. Também temos famílias de outras comunidades que adotaram a nossa como sua comunidade. E assim cada qual na sua função, com muito amor, carinho e até dificuldades, pois sabemos que quem está a serviço de Deus passa por tribulações, trabalhamos para a construção do reino de Deus.

FONTE: Comunidade São Martinho