COMUNIDADE SANTO ISIDORO

MATILDE – ALFREDO CHAVES/ ES

O Distrito de Matilde teve seus primeiros moradores, os imigrantes italianos que fixaram-se na região nos idos de 1878.
As famílias,  constituídas por imigrantes, em sua maioria Italianos, que foram formando o povoado, denominavam-se:  Nicoletti, Passamani, Campana, Módolo, Camiletti, Bellon, Fardim, Dalla Bernardina, Donadello, Altoé, Bellotti,  Pim, Gava, dentre outras que fixaram – se na região.

Coral de Matilde, dirigido pelo Pe. Francisco e pelo organista Gervásio Bassini

Casamento de José Bellen e Maria Donadelo, no ano de 1948.

1º Coral da Comunidade, formado somente por homens, em 1920.
Os primeiros moradores construíram a Igreja de Santo Izidoro em 1890.  Sua estrutura era de estuque, com coberto de zinco. Passou por várias reformas, hoje é uma igreja modesta, tendo como seu padroeiro SANTO IZIDORO.
Na igreja de Matilde, além  da imagem centenária do padroeiro, tem também as imagens de Nossa Senhora do Bom parto e Nossa Senhora da Saúde.
Festas tradicionais religiosas:
Festa de Santo Izidoro
Festa de Nossa Senhora da Saúde.
A comunidade é composta de 130 famílias , incluindo famílias que tem residência de fim de semana, destas, atualmente 69 famílias são dizimistas.
Conselheiros:
GIlson Luiz Bellon
Fernando Cola
Fernando Garbeloto
Sandra Grillo Fardim
José Monfredi
Luciano Bellon
Valmir Santolim
Rafaela Grillo Zucolotto
Sandra Helena Bellon Módolo
As atividades da comunidade são basicamente o Turismo.
No campo da agricultura, há o cultivo de café e hortaliças.
Existe na  comunidade  um grupo que se reúne semanalmente para prestar trabalhos voluntários, formado por  mulheres, denominado “As Voluntárias de Matilde”, com sede própria, desenvolvem trabalhos manuais e artesanais que são comercializados com fins sociais, apoiam seguimentos sociais do município, com grande empenho.

FONTE: Comunidade Santo Isidoro